TL

Trail longo

Prova de caráter competitivo!

Com início no dia 11 de maio de 2024,

+ 0
desnível positivo

Vertiginoso

Um sobe e desce de puro divertimento!

INSCRIÇÕES

destemidos

Cumprirão este desejo!

Percurso

O percurso principia na União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, e passa junto aos passos do concelho e outeiro da forca.

Esta fase é toda realizada em meio urbano, cruzando-se com algumas esculturas da Bienal das Artes. A partir daqui, entra-se numa zona de subida em estradão e single track em direcção ao Monte do Espirito Santo. Neste miradouro pode-se contemplar todo o estuário do rio Minho. Daí desce-se rumo à Quinta das Mineirinhas, passando pelo aldeamento existente. Inicia-se então uma das subidas mais técnicas da prova, atravessando zonas rochosas e áridas até ao tomo do limite da Serra da Gávea.

Chegando à cumeada, o percurso desenvolve-se num single track de constante sobe de desce, no qual se verifica uma mudança de piso: primeiro de granito e depois xisto/piçarra. Aproximamo-nos assim do Convento de San Payo, onde tem início uma nova subida com mais de 400m D+ em direcção vigia do Alto de Pena.

Esta subida é praticamente toda em aceiro, no fim da qual encontra-se o 1.º abastecimento da prova.

No Alto da Pena, mais precisamente na eólica n.º 4, realiza-se a junção com o Trail Ultra – médio, ponto onde principia a descida em direcção à freguesia de Candemil através de vários single tracks ao longo dos ribeiros existentes. Na freguesia de Candemil, próximo do Lugar dos Malheiros, volta-se a subir em direcção do alto de San Payo, onde se encontra o 2.º abastecimento. Percorre-se de seguida a cumeada do Monte da Salgosa em direcção à Serra da Gávea e entra-se na União de freguesias de Nogueira e Reboreda.

Aí deparamo-nos com uma descida, primeiro via corta-fogo e depois via single track em pleno pinhal, que termina no 3.º e último abastecimento nos moinhos da Gávea. A prova continua pelo meio urbano da freguesia de Reboreda antes da ascensão ao Alto do Cervo.

Esta subida realiza-se inicialmente em estradão e posteriormente em single track, saudando no seu topo a escultura do Rei Cervo e contornado o penedo dos ninhos. Este local é um dos postais mais conhecidos de V. N. de Cerveira.

Por fim, desce-se para a meta em single track até à capela e parque de merendas da Senhora da Encarnação, segue-se pelo escadório até ao lugar da Serra, sobe-se à Atalaia (monumento histórico) e volta-se a descer por estradão até ao centro urbano de V. N. de Cerveira, onde se localiza a meta.

utcerveira2021_002
utcerveira2021_001

Registo das Provas anteriores

Brevemente poderás verificar os tempos e vencedores das últimas edições.

+ Info

Prova pertencente ao circuito nacional da Atrp e ao World Series Qualifier UTMB

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa.

Material obrigatório

Altimetria

horários

perguntas
e respostas

Aqui poderás encontrar resposta às questões mais frequentes que nos são colocadas.

Informações gerais

Sim, junto à Câmara Municipal de Cerveira (em caso da Pandemia por Covid-19, poderá sofrer alterações).

Sim, no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Cerveira (em caso da Pandemia por Covid-19, poderá sofrer alterações).

Sim, é permitido receber apoio externo nos abastecimentos.

O secretariado fica junto à Câmara Municipal de Cerveira.

A partida/meta fica junto à Câmara Municipal de Cerveira.

A idade mínima para a participação no Trail Longo é de 18 anos.

Mais questões?

subscreve a nossa newsletter e fica a par de toda a informação sobre a prova.

apoios

O que dizem os participantes

Se existe palavras para descrever a incrível prova de ontem... Não, não existe. Foi simplesmente qualquer coisa de espetácular. Trilhos bem marcados, percurso pensado ao pormenor com passagem por excelentes paisagens. Trail á seria com umas subidas que pareciam "alpinismotrail" 😂😂😂 Percurso muito bem limpo. Partidas bem organizadas face a covid. Prémios de excelência. Reforço final maravilhoso. Bem, para mim é uma prova sempre a repetir. Parabéns ao quadrado
Celia Neto
Muchas gracias por este excelente trail.
Juan José Milego Fernández
At vero eos et accusamus et iusto odio dignissimos ducimus qui blanditiis praesentium voluptatum deleniti atque.