TU
Trail ultra
Prova de caráter competitivo.
Com início no dia 11 de Maio de 2024,
às 7:30 horas.
Superação
Vais descobrir os teus limites!
Resiliência
Esta é a palavra chave para chegar à meta!
Valentes
Para os verdadeiros guerreiros
Percurso
O percurso principia na União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, e passa junto aos passos do concelho e outeiro da forca.
Esta fase é toda realizada em meio urbano, cruzando-se com algumas esculturas da Bienal das Artes. A partir daqui, entra-se numa zona de subida em estradão e single track em direcção ao Monte do Espirito Santo. Neste miradouro pode-se contemplar todo o estuário do rio Minho.
Daí desce-se rumo à Quinta das Mineirinhas, passando pelo aldeamento existente. Inicia-se então uma das subidas mais técnicas da prova, atravessando zonas rochosas e áridas até ao tomo do limite da Serra da Gávea. Chegando à cumeada, o percurso desenvolve-se num single track de constante sobe de desce, no qual se verifica uma mudança de piso: primeiro de granito e depois xisto/piçarra.
Aproximamo-nos assim do Convento de San Payo, onde tem início uma nova subida com mais de 400m D+ em direção vigia do Alto de Pena. Esta subida é praticamente toda em aceiro, no fim da qual encontra-se o 1.º abastecimento da prova. Descemos depois pela zona frontal do alto da pena, utilizando um single track onde predomina o granito, em direcção ao lugar de Bagoada (freguesia de Loivo). Entra-se no ribeiro de São Gonçalo (o chamado “Grand Canyon”), ascendendo até à casa da Floresta da Bagoada pelo interior do ribeiro.
Passando a casa florestal, desce-se até as antigas Pedreiras da Camararia, ponto onde se inicia nova ascensão, desta feita em direcção ao Alto da Castanheira. Já na zona florestal da freguesia de Sopo, a subida será interrompida por uma descida em direcção ao lugar de Bouça e Carvalha, local onde se encontra o 2.º abastecimento junto a uma capela.
A prova segue pelo interior da freguesia, percorrendo uma levada de água até ao lugar de Pardelhas. Sobe-se então ao alto da Castanheira, referenciado pelo marco geodésico existente, desce-se (em aceiro) ao vale de Sopo de Baixo, sobe-se à cumeada do alto da Castanheira e volta-se a descer rumo à freguesia de Covas. Esta última descida é toda realizada em estradões, com alguma pedra solta, em direcção à antiga central elétrica de covas. Neste ponto de interesse será contornada a antiga central hídrica e percorrido todo o aqueduto até ao lugar da Costa/São Sebastião, local onde se encontra o 3.º abastecimento e barreira horária a cumprir.
Após o abastecimento, tem lugar uma subida longa até à eólica n.º 5., primeiro ao longo de um ribeiro e, depois, em aceiro até ao seu topo. Alcançada a eólica n.º 5, realiza-se a descida com destino ao lugar de chãos de Covas (4.º abastecimento) e, posteriormente, até à casa florestal de Gondar. Nesta zona realiza-se novo azimute rumo ao Alto de Pena.
No Alto da Pena, mais precisamente na eólica n.º 4, realiza-se a junção com o Trail de Cerveira – 22 Km, ponto onde principia a descida em direção à freguesia de Candemil através de vários single tracks ao longo dos ribeiros existentes. Na freguesia de Candemil, próximo do Lugar dos Malheiros, volta-se a subir em direção do alto de San Payo, onde se encontra o 5.º abastecimento. Percorre-se de seguida a cumeada do Monte da Salgosa em direcção à Serra da Gávea e entra-se na União de freguesias de Nogueira e Reboreda.
Aí deparamo-nos com uma descida, primeiro via corta-fogo e depois via single track em pleno pinhal, que termina no 6.º e último abastecimento nos moinhos da Gávea.
A prova continua pelo meio urbano da freguesia de Reboreda antes da ascensão ao Alto do Cervo. Esta subida realiza-se inicialmente em estradão e posteriormente em single track, saudando no seu topo a escultura do Rei Cervo e contornado o penedo dos ninhos. Este local é um dos postais mais conhecidos de V. N. de Cerveira.
Por fim, desce-se para a meta em single track até à capela e parque de merendas da Senhora da Encarnação, segue-se pelo escadório até ao lugar da Serra, sobe-se à Atalaia (monumento histórico) e volta-se a descer por estradão até ao centro urbano de V. N. de Cerveira, onde se localiza a meta.
Registo das Provas anteriores
Brevemente poderás verificar os tempos e vencedores das últimas edições.
+ Info
Prova pertencente ao circuito nacional da Atrp e ao World Series Qualifier UTMB
Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque laudantium, totam rem aperiam, eaque ipsa.
material necessário
- Vestuário e calçado apropriado para corridas na montanha
- Recipiente para reserva de água, é aceite qualquer tipo de recipiente, desde que este, consiga manter os liquidos durante a deslocação (mínimo 500ml)
- Copo ou equivalente (nos abastecimentos não haverá copos de plástico ou garrafas fechadas) [facultativo]
- Manta de sobrevivência
- Apito
- Telemóvel
- Máscara de Proteção
horários
- 07:00 – Controlo Zero
- 07:30 – Partida
- 14:00 – Entrega de prémios
perguntas
e respostas
Aqui poderás encontrar resposta às questões mais frequentes que nos são colocadas.
Informações gerais
Sim, junto à Câmara Municipal de Cerveira (em caso da Pandemia por Covid-19, poderá sofrer alterações).
Sim, no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Cerveira (em caso da Pandemia por Covid-19, poderá sofrer alterações).
Sim, é permitido receber apoio externo nos abastecimentos.
O secretariado fica junto à Câmara Municipal de Cerveira.
A partida/meta fica junto à Câmara Municipal de Cerveira.
A idade mínima para a participação no Trail Ultra – Médio é de 18 anos.