trail

/ 01

A prova

OFERTAS: Camisola Técnica, seguro, prémio finisher

O Trail 22 km tem início no dia 02 de maio de 2020, tem início às 9.00 horas, de carácter competitivo e desnível acumulado positivo de aproximadamente 1745 metros, com início e fim em Vila Nova de Cerveira, o tempo limite para concluir a prova é de 8 horas.

Não fiques de fora.

o percurso

O percurso principia na União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, e passa junto aos passos do concelho e outeiro da forca. Esta fase é toda realizada em meio urbano, cruzando-se com algumas esculturas da Bienal das Artes.
A partir daqui, entra-se numa zona de subida em estradão e single track em direcção ao Monte do Espirito Santo. Neste miradouro pode-se contemplar todo o estuário do rio Minho.
Daí desce-se rumo à Quinta das Mineirinhas, passando pelo aldeamento existente.
Inicia-se então uma das subidas mais técnicas da prova, atravessando zonas rochosas e áridas até ao tomo do limite da Serra da Gávea.
Chegando à cumeada, o percurso desenvolve-se num single track de constante sobe de desce, no qual se verifica uma mudança de piso: primeiro de granito e depois xisto/piçarra.
Aproximamo-nos assim do Convento de San Payo, onde tem início uma nova subida com mais de 400m D+ em direcção vigia do Alto de Pena. Esta subida é praticamente toda em aceiro, no fim da qual encontra-se o 1.º abastecimento da prova.
No Alto da Pena, mais precisamente na eólica n.º 4, realiza-se a junção com o Ultra Trail de Cerveira—50K, ponto onde principia a descida em direcção à freguesia de Candemil através de vários single tracks ao longo dos ribeiros existentes.
Na freguesia de Candemil, próximo do Lugar dos Malheiros, volta-se a subir em direcção do alto de San Payo, onde se encontra o 2.º abastecimento.
Percorre-se de seguida a cumeada do Monte da Salgosa em direcção à Serra da Gávea e entra-se na União de freguesias de Nogueira e Reboreda. Aí deparamo-nos com uma descida, primeiro via corta-fogo e depois via single track em pleno pinhal, que termina no 3.º e último abastecimento nos moinhos da Gávea.
A prova continua pelo meio urbano da freguesia de Reboreda antes da ascensão ao Alto do Cervo. Esta subida realiza-se inicialmente em estradão e posteriormente em single track, saudando no seu topo a escultura do Rei Cervo e contornado o penedo dos ninhos. Este local é um dos postais mais conhecidos de VN de Cerveira.
Por fim, desce-se para a meta em single track até à capela e parque de merendas da Senhora da Encarnação, segue-se pelo escadório até ao lugar da Serra, sobe-se à Atalaia (monumento histórico) e volta-se a descer por estradão até ao centro urbano de VN de Cerveira, onde se localiza a meta.

/ 02

material necessário

#montanhamagica

A organização relembra a importância do uso deste material, pois a prova desenrolar-se-á em zonas que atingem os 750 metros de altitude, com temperaturas que poderão ser muito baixas e propícias à existência nevoeiros. A falta de algum material implica desclassificação, de acordo com o artigo 2.11 do regulamento.

22 km

Vestuário e calçado apropriado para corridas na montanha
Recipiente para reserva de água (mínimo 1l)
Copo ou equivalente (nos abastecimentos não haverá copos de plástico ou garrafas fechadas)
Manta de sobrevivência
Apito
Telemóvel
/ 03

altimetria

/ 04

Horários

Tempo Limite para concluir a prova:

8 Horas – Trail

Para continuar em prova, os atletas devem chegar e sair do posto de controlo antes do seu encerramento, caso contrário, só poderão continuar se entregarem o dorsal e o chip à organização, prosseguindo à sua própria responsabilidade e em completa autonomia.

Nota: As distâncias (aproximadas) indicadas poderão não corresponder ao gps de cada atleta, pelo que só contará o tempo da passagem no posto de controlo.

/ 04

como chegar

contactos

• Vila Nova de Cerveira
  • +351 968 141 585 (Aires Rocha)
  • +351 967 096 945 (José Carlos) Alcobia)