New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)

04 MAY 2019

ULTRA TRAIL DE CERVEIRA

  • 00
    Days
  • 00
    Hours
  • 00
    Mins
  • 00
    Secs
HomeUltra Trail

[ Ultra Trail - 53km ]

A prova

O Trail Ultra 53km tem início no dia 5 de maio de 2018 às 08h00, percorre caminhos e trilhos do Concelho de Vila Nova, na distância aproximada de 50 km e 3.200 metros de desnível positivo, com início e fim em Vila Nova de Cerveira, o tempo limite para executar a prova é de 11 horas. A prova tem partida no centro histórico de Vila Nova de Cerveira, onde se pode admirar o castelo medieval, a igreja matriz, a biblioteca municipal e o Jardim Mestre José Rodrigues.

Esta é uma prova que integra a Ultra Sky Marathon da Taça de Portugal de Skyrunning.

O percurso

O percurso principia na União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, e passa junto aos passos do concelho e outeiro da forca. Esta fase é toda realizada em meio urbano, cruzando-se com algumas esculturas da Bienal das Artes.
A partir daqui, entra-se numa zona de subida em estradão e single track em direcção ao Monte do Espirito Santo. Neste miradouro pode-se contemplar todo o estuário do rio Minho.
Daí desce-se rumo à Quinta das Mineirinhas, passando pelo aldeamento existente.
Inicia-se então uma das subidas mais técnicas da prova, atravessando zonas rochosas e áridas até ao tomo do limite da Serra da Gávea.
Chegando à cumeada, o percurso desenvolve-se num single track de constante sobe de desce, no qual se verifica uma mudança de piso: primeiro de granito e depois xisto/piçarra.
Aproximamo-nos assim do Convento de San Payo, onde tem início uma nova subida com mais de 400m D+ em direção vigia do Alto de Pena. Esta subida é praticamente toda em aceiro, no fim da qual encontra-se o 1º abastecimento da prova.
Descemos depois pela zona frontal do alto da pena, utilizando um single track onde predomina o granito, em direcção ao lugar de Bagoada (freguesia de Loivo).
Entra-se no ribeiro de São Gonçalo (o chamado “Grand Canyon”), ascendendo até à casa da Floresta da Bagoada pelo interior do ribeiro.
Passando a casa florestal, desce-se até as antigas Pedreiras da Camararia, ponto onde se inicia nova ascensão, desta feita em direcção ao Alto da Castanheira.
Já na zona florestal da freguesia de Sopo, a subida será interrompida por uma descida em direcção ao lugar de Bouça e Carvalha, local onde se encontra o 2º abastecimento junto a uma capela.
A prova segue pelo interior da freguesia, percorrendo uma levada de água até ao lugar de Pardelhas.
Sobe-se então ao alto da Castanheira, referenciado pelo marco geodésico existente, desce-se (em aceiro) ao vale de Sopo de Baixo, sobe-se à cumeada do alto da Castanheira e volta-se a descer rumo à freguesia de Covas. Esta última descida é toda realizada em estradões, com alguma pedra solta, em direcção à antiga central elétrica de covas. Neste ponto de interesse será contornada a antiga central hídrica e percorrido todo o aqueduto até ao lugar da Costa / São Sebastião, local onde se encontra o 3º abastecimento e barreira horária a cumprir.
Após o abastecimento, tem lugar uma subida longa até à eólica nº 5., primeiro ao longo de um ribeiro e, depois, em aceiro até ao seu topo. Alcançada a eólica nº5, realiza-se a descida com destino ao lugar de chãos de Covas (4º abastecimento) e, posteriormente, até à casa florestal de Gondar. Nesta zona realiza-se novo azimute rumo ao Alto de Pena.
No Alto da Pena, mais precisamente na eólica nº 4, realiza-se a junção com o Trail de
Cerveira—22Km, ponto onde principia a descida em direção à freguesia de Candemil
através de vários single tracks ao longo dos ribeiros existentes.
Na freguesia de Candemil, próximo do Lugar dos Malheiros, volta-se a subir em direção do alto de San Payo, onde se encontra o 5º abastecimento.
Percorre-se de seguida a cumeada do Monte da Salgosa em direcção à Serra da Gávea e entra-se na União de freguesias de Nogueira e Reboreda. Aí deparamo-nos com uma descida, primeiro via corta-fogo e depois via single track em pleno pinhal, que termina no6º e último abastecimento nos moinhos da Gávea.
A prova continua pelo meio urbano da freguesia de Reboreda antes da ascensão ao Alto do Cervo. Esta subida realiza-se inicialmente em estradão e posteriormente em single track, saudando no seu topo a escultura do Rei Cervo e contornado o penedo dos ninhos.
Este local é um dos postais mais conhecidos de VN de Cerveira.
Por fim, desce-se para a meta em single track até à capela e parque de merendas da Senhora da Encarnação, segue-se pelo escadório até ao lugar da Serra, sobe-se à Atalaia (monumento histórico) e volta-se a descer por estradão até ao centro urbano de VN de Cerveira, onde se localiza a meta.

CLASSIFICAÇÕES 2015

CLASSIFICAÇÕES 2016

CLASSIFICAÇÕES 2017

CLASSIFICAÇÕES 2018

[ Últimos Vencedores ]

    JEROME RODRIGUES
    Vencedor 2018

      TUXA NEGRI
      Vencedora 2018

        LUÍS DUARTE
        Vencedor 2017

          FERNANDA VERDE
          Vencedora 2017

            NUNO SILVA
            Vencedor 2016

              LÚCIA LOURENÇO
              Vencedora 2016

                RAUL MANTILLA GIL
                Vencedor 2015

                  ESTELA ALONSO BALLESTEROS
                  Vencedora 2015