New to site?


Login

Lost password? (X)

Already have an account?


Signup

(X)

04 MAY 2019

ULTRA TRAIL DE CERVEIRA

  • 00
    Days
  • 00
    Hours
  • 00
    Mins
  • 00
    Secs
HomeTrail

[ Trail - 22km ]

A prova

A prova Trail de Cerveira  22 km, realiza-se dia 05 de maio de 2018, tem início às 9.30 horas, de carácter competitivo e desnível acumulado positivo de aproximadamente 1500 metros, com início e fim em Vila Nova de Cerveira, o tempo limite para concluir a prova é de 6 horas.

Esta é uma prova que integra o troféu da Juventude Sub-23 de Skyrunning, para a Taça de Portugal de Skyrunning.

O percurso

O percurso principia na União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, e passa junto aos passos do concelho e outeiro da forca. Esta fase é toda realizada em meio urbano, cruzando-se com algumas esculturas da Bienal das Artes.
A partir daqui, entra-se numa zona de subida em estradão e single track em direcção ao Monte do Espirito Santo. Neste miradouro pode-se contemplar todo o estuário do rio Minho.
Daí desce-se rumo à Quinta das Mineirinhas, passando pelo aldeamento existente.
Inicia-se então uma das subidas mais técnicas da prova, atravessando zonas rochosas e áridas até ao tomo do limite da Serra da Gávea.
Chegando à cumeada, o percurso desenvolve-se num single track de constante sobe de desce, no qual se verifica uma mudança de piso: primeiro de granito e depois xisto/piçarra.
Aproximamo-nos assim do Convento de San Payo, onde tem início uma nova subida com mais de 400m D+ em direcção vigia do Alto de Pena. Esta subida é praticamente toda em aceiro, no fim da qual encontra-se o 1º abastecimento da prova.
No Alto da Pena, mais precisamente na eólica nº 4, realiza-se a junção com o Ultra Trail de Cerveira—50K, ponto onde principia a descida em direcção à freguesia de Candemil através de vários single tracks ao longo dos ribeiros existentes.
Na freguesia de Candemil, próximo do Lugar dos Malheiros, volta-se a subir em direcção do alto de San Payo, onde se encontra o 2º abastecimento.
Percorre-se de seguida a cumeada do Monte da Salgosa em direcção à Serra da Gávea e entra-se na União de freguesias de Nogueira e Reboreda. Aí deparamo-nos com uma descida, primeiro via corta-fogo e depois via single track em pleno pinhal, que termina no 3º e último abastecimento nos moinhos da Gávea.
A prova continua pelo meio urbano da freguesia de Reboreda antes da ascensão ao Alto do Cervo. Esta subida realiza-se inicialmente em estradão e posteriormente em single track, saudando no seu topo a escultura do Rei Cervo e contornado o penedo dos ninhos. Este local é um dos postais mais conhecidos de VN de Cerveira.
Por fim, desce-se para a meta em single track até à capela e parque de merendas da Senhora da Encarnação, segue-se pelo escadório até ao lugar da Serra, sobe-se à Atalaia (monumento histórico) e volta-se a descer por estradão até ao centro urbano de VN de Cerveira, onde se localiza a meta.

 

Descarregar Regulamento